<i>Amnistia</i> avisa Sarkozy

A Amnistia Internacional, em conjunto com uma série de organizações anti-racistas francesas, lançou, dia 23, um apelo ao presidente francês para que não estigmatize «os ciganos e os nómadas».

A organização tomou esta iniciativa após Nicolas Sarkozy ter marcado para ontem, quarta-feira, 28, uma reunião especial no Eliseu consagrada aos comportamentos dos ciganos e nómadas, tendo igualmente manifestado a intenção de conduzir «uma guerra» contra a delinquência, após os distúrbios na pequena cidade de Saint-Aignan.

As declarações feitas pelo presidente francês na sequência dos incidentes são motivo de preocupação para a Amnistia Internacional, que receia que possam «perpetuar estereótipos negativos sobre os ciganos e os nómadas em geral», 95 por cento dos quais são franceses e dois terços sedentários.

Designadamente, a organização repudia a intenção expressa por Sarkozy de «eliminar todos os acampamentos em situação irregular», notando que segundo a lei internacional «ninguém pode ver-se sem abrigo depois de uma expulsão» e «as expulsões não devem ser feitas com o objectivo de forçar os migrantes a deixar o país», afirmou David Diaz-Jogeix, director-adjunto do programa Europa e Ásia Central da Amnistia.



Mais artigos de: Europa

Sindicalistas sequestrados

Após o referendo realizado na semana passada, a administração da fábrica de caixas de velocidade da General Motors em Estrasburgo (França) prossegue a chantagem e recorre à violência para vergar os operários e os seus representantes mais consequentes.

Galiza para o povo

Milhares de galegos manifestaram-se, dia 26, nas ruas de Santiago de Compostela, em Espanha, para exigir a proclamação da Galiza como «uma nação», num protesto convocado pelo Bloco Nacionalista Galego (BNG).

Cameron entrega serviços à «sociedade»

O primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, encontrou um novo expediente para desresponsabilizar o Estado e prosseguir a destruição de serviços públicos, ao qual chamou pomposamente «big society» (sociedade grande). A ideia, que pretende contrapor a treze...

UE lança serviço diplomático

A União Europeia lançou oficialmente, na segunda-feira, 26,  o Serviço Europeu de Acção Externa, que deverá estar operacional em 1 de Dezembro próximo. A nova estrutura diplomática, que será composta por representantes e funcionários de...

Contradições na América Central

Aumentam as contradições na evolução política da América Central. Numa visita recente a El Salvador da Delegação do Parlamento Europeu para a América Central, de que sou membro, vivemos e sentimos de perto essas contradições. Desde logo,...